Nossas referências

Yeshua Hamashia, a relação d´Ele com a criação oferece demonstrações explícitas de seu cuidado com a mesma, Yeshua veio apregoar o "ano aceitável do Senhor", designação do jubileu, que incluia o descanso da terra (Lc 4: 18-19).

Francis Shaeffer (1912-1984) foi um homem que percebeu que as questões de sentido, de moral e de valores com que lidamos em nossa vida, na nossa arte e nas ciências – inclusive a ecologia – são as mesmas questões para as quais a Bíblia oferece uma resposta.

Segundo Shaeffer o panteísmo não é reposta para uma visão adequada da natureza, mas temos de entender que um tipo qualquer de Cristianismo não é reposta também. O Cristianismo restaurador oferece de fato uma resposta unificada, e esta resposta têm significado não só ao falar sobre coisas divinas, mas também quando fala de natureza.

Shaeffer também defendeu que a cultura era uma expressão viva das convicções do homem em relação a natureza, isso ficava claro nos pintores holandeses da pós-reforma.

O homem moderno não tem nenhuma reposta para a natureza nem em sua pintura nem em seu uso da natureza na vida – da mesma forma que ele não tem reposta alguma para o homem. Mas os pintores holandeses da pós-reforma puderam oferecer à natureza o seu lugar apropriado, com a reforma tendo restaurado uma unidade baseada na revelação de D´us.

C.S Lewis disse em 1942 que mesmo que o homem não tenha nenhuma religião que o diga o que é o certo ou errado, intrinsicamente existe a Lei Moral que o direciona a fazer o que é certo, isto de certa forma influencia na forma de viver de um povo e indiretamente na cultura de um povo.